Desde o início da pandemia, uma enorme parcela da população foi obrigada a trabalhar dentro de casa, e a popularidade da expressão "home office" foi crescendo cada vez mais. Mesmo com a rotina de volta ao normal, cada vez mais pessoas ponderam e buscam planejar um mini escritório em algum cômodo de seus lares (afinal, é uma opção confortável e apresenta uma melhora no bem-estar dos adeptos). Com todo esse crescimento do home office, é comum que os novos adeptos queiram montar seu escritório caseiro logo, mas existem algumas observações que devem ser feitas e problemas a solucionar. Vem pras dicas!
Sol na tela
Erro comum desde o surgimento da televisão, a maioria das pessoas que optam pelo home office se posicionam de costas para a janela, para evitar o sol no rosto. Isso faz com que a sua imagem fique escura, e a luz do sol fique refletindo no seu monitor. Procure posicionar sua escrivaninha perpendicularmente à janela, para sol lateral, e busque cortinas ou persianas para aliviar nos dias mais ensolarados.
Desconcentração facilitada
Muito comum nos dias de hoje e ainda mais comum no home office, a desconcentração prejudica nossa produtividade e bem-estar de formas bruscas. Se você se desconcentra fácil ou tem a tendência a perder o fio da meada facilmente, procure montar seu escritório em um cômodo simples e calmo, e sempre posicione-se voltado para uma parede. Além do celular no silencioso, evite as janelas e as distrações exteriores também!
Iluminação insuficiente
Ao anoitecer, a luz da lâmpada de teto não será suficiente para evitar esforço visual. Além disso, o posicionamento do seu corpo e da sua escrivaninha fazem com que a lâmpada projete a sua sombra na mesa, afinal você provavelmente estará de costas para a lâmpada. Para driblar o esforço visual e garantir que seja bem visualizado em videochamadas, adicione um abajur ou luminária de piso.
Caos doméstico no trabalho
Por sua popularização no período de pandemia, tempos em que estávamos todos com a "casa cheia", o home office já rendeu muitos memes envolvendo aparições inusitadas no fundo de videochamadas. Sejam crianças brincando no fundo ou até mesmo um marido passando pela câmera depois do banho, evite os constrangimentos na hora de trabalhar! Escolha um cômodo remoto e só para você, que blinde a sua profissão da circulação de pessoas e do barulho.
Cores inadequadas
Já reparou que a maioria dos fast-foods usam a cor amarela? Reparou nos hotéis utilizando dourado e branco? É comprovado cientificamente que a escolha por diferentes cores em diferentes contextos geram sensações e sentimentos no ser humano. O ambiente de escritório não é diferente. Na hora de escolher a cor da parede que ficará à sua frente, opte por uma tonalidade que não seja cansativa. O azul e o verde, por exemplo, interagem com a concentração, foco e imaginação do nosso cérebro!
Fome de expediente
Nem mesmo em escritórios convencionais há quem fuja dos lanchinhos e petiscos fora de hora. E não tem problema! Se a fome bate é pra comer mesmo. Mas transformar isso num hábito constante, e não ter cuidado nenhum na hora de comer no home office, podem gerar problemas graves. Para evitar molhar sua papelada com suco e evitar pedaços de comida em meio ao teclado, estabeleça um móvel mais afastado para deixar seu lanchinho e coma mais afastado da mesa!
Trabalhar de pijama/ trabalhar na cama
Dentro da rotina humana e do nosso cérebro, é preciso termos alguns gatilhos para iniciar o dia. Quando você tem o hábito de acordar e começar seu trabalho sem sair da cama ou sem trocar de roupa, o seu cérebro não interpreta como início de rotina, e assim você fica menos produtivo, sente mais sono... Estabeleça um início de rotina e desperte-se bem antes de iniciar o trabalho!
Não ter horário fixo
Dentre os benefícios do home office, a flexibilidade de horários e o poder de executar suas ideias profissionais sempre que elas aparecem são duas das vantagens mais gritantes. Poder trabalhar um pouco mais, um pouco menos... Isso faz você perder o horário fixo e também deturpa seu desempenho! Divida bem os seus horários de trabalho e de descanso, e mantenha a rotina de escritório mesmo estando em casa.
Não fazer pausas
Hábito que é historicamente comum no contexto profissional, o ser humano não consegue fazer uma pausa tranquila enquanto acha que sua tarefa está incompleta. Quem nunca ficou com a cabeça presa naquela pendência do trabalho? Entenda que, mesmo sem a tarefa estar completa, é necessário termos pausas e descansos cerebrais, para ganhar mais calma e bem-estar. Dar um momento de respiro à sua cabeça é uma ótima ferramenta para gerar ânimo e mais foco ainda na sua pendência.
Misturando objetos
Por estarmos em casa, é comum misturarmos o contexto doméstico e profissional. Misturar objetos, confundir números, confundir papéis... São erros comuns para quem é recém adepto do home office. Procure dividir seu escritório bem e dividir seu contexto profissional do contexto doméstico. Utilize organizadores para separar objetos, estabeleça gavetas específicas para cada tipo de objeto, crie um ambiente prático e favorável à sua produção.
Dica número 11
Se você quer criar um ambiente prático e favorável à sua produtividade, você pode contar com a Toddo Arquitetura para elaborar seu escritório! A Maira e a Fernanda são as responsáveis por essas 10 dicas que você acabou de ler, e isso já revela a inteligência delas. A vasta experiência de mercado e o foco em fazer cada projeto pensando no bem-estar dos clientes têm mudado vidas, e você pode confirmar isso através do site delas, Instagram, Facebook ou Pinterest!
Comments