A expectativa da prefeitura é a de que a LAP (Licença Ambiental Provisória) seja concedida até março de 2023. Depois disso será lançada a licitação para a contratação da empresa que vai executar as obras – que poderá ser executada com a liberação da LAI (Licença Ambiental de Instalação).
Imagem: Representação 3D da ponte
De acordo com o projeto executivo, a nova ponte da Lagoa ficará à direita da ponte atual, sentido Centrinho-Avenida das Rendeiras. Segundo a prefeitura, a ponte atual será demolida e o aterro vai ser usado como espaço de lazer com playground, academia de ginástica e praça pública.
A nova ponte terá estrutura de concreto armado com guarda-corpos e formato curvo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com a seguinte conformação: duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, dois passeios (nas laterais de cada faixa) com 2,5 metros de largura e uma ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura.
A altura livre, de acordo com o projeto, será triplicada – vai passar de 1,80. A obra será realizada com recurso financiado e o executivo municipal ainda aguarda as autorizações dos demais órgãos. São necessárias a concessão de licença ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), autorizações da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Capitania dos Portos. O projeto prevê áreas de lazer e contemplação no entorno e revitalização dos decks na região da marina.
Imagem: Representação 3D da ponte
A construção de uma moderna ponte e a revitalização do Centrinho na Lagoa da Conceição englobam um dos projetos que a atual gestão da Secretaria Municipal de Obras vai deixar para a futura administração, visando melhorar a mobilidade da região e revitalizar um meio turístico muito visitado na ilha.
Imagem: Representação 3D da ponte
“Procuramos fazer um projeto viável para que as obras não causem impactos ambientais ou visuais, mas contribuam para a reoxigenação da lagoa pequena, inclusive reduzindo o problema das algas, e seja uma obra de arquitetura compatível com a Lagoa da Conceição”, comentou o Secretário Municipal de Obras. “É um projeto que só tem impactos positivos, com raríssimas exceções (referindo-se às poucas desapropriações necessárias). É um projeto muito importante para o futuro da Lagoa da Conceição”, reforçou o prefeito.
Comments