Com fama "recente" e muitos investimentos chegando, Balneário Camboriú se consolida cada vez mais como o braço direito de Itajaí. Sendo a segunda cidade de maior influência da região norte do litoral catarinense, Balneário Camboriú (não confunda com Camboriú) sempre foi conhecida por suas belezas e praias, mas o desenvolvimento recente de um polo de produção, serviços e consumo vem tornando a cidade cada vez mais atrativa, tanto para turismo e lazer como investimentos sazonais e longo prazo.
Praia Central Foto: Reprodução/ Shutterstock
História, economia e população
A cidade litorânea de ≃47 km² concentra uma população de ≃149,200, densidade populacional relativamente baixa quando relacionada ao PIB do destino catarinense. Com um Produto Interno Bruto de mais de 6 bilhões, a produção per capita dos moradores de Balneário Camboriú é de R$42.000, e a economia local ainda dispõe de um enorme mercado consumidor advindo das cidades menores ao redor, sejam essas do próprio litoral ou interior.
O crescimento da cidade se deu principalmente através da diversificação de serviços e posteriormente do desenvolvimento industrial e construtivo. Com uma economia 68% baseada nos serviços (principalmente gastronômicos), a remuneração média por habitante beira os R$ 2.900 entre os trabalhadores de carteira assinada, e o desenvolvimento humano atinge índice de 0.845 (ficando atrás somente de Florianópolis no IDH estadual).
Devido aos seus atrativos turísticos, o desenvolvimento de uma rede variada de serviços e de uma enorme rede hoteleira foram extremamente facilitados em Balneário Camboriú, que nos últimos anos vem transformado essa rede hoteleira em um diverso catálogo imobiliário. A cidade apresentou uma valorização de 20% no valor do m² no período de um ano, crescimento que jogou a praia catarinense no posto de aluguel mais caro do Brasil, com crescimento 3x maior que a média das demais cidades brasileiras.
Mesmo com uma produção bruta por habitante consideravelmente menor do que de outras cidades da região (ficando atrás de Barra Velha, Navegantes, Balneário Piçarras, Porto Belo e Tijuca), Balneário Camboriú mantém a posição de vice-líder em PIB geral, atingindo os 6 bilhões anuais.
Como valorizou tanto?
As causas da valorização da capital são semelhantes às demais cidades do litoral catarinense, como Florianópolis, Itapema e Itajaí, que ganham cada vez mais habitantes e investimentos devido à elevada qualidade de vida, índices de segurança, variedade e qualidade de serviços. Balneário Camboriú, assim como as outras 3 cidades, recebem milhões de turistas na alta temporada, porém poucas conseguem conservar a calmaria como as praias de B.C. e Itapema.
Vista aérea da faixa de areia de Balneário Camboriú Foto: Reprodução/ Wikipedia/ Trustable
Além de todas as causas naturais e socioeconômicas, a expansão e o investimentos na infraestrutura de Balneário Camboriú também contribuem para a valorização. A cidade ganhou visibilidade com o alargamento da sua faixa de areia, que passou de 15m para 70m, capacitando abrigar o quádruplo de pessoas, e a tendência é que ganhe visibilidade novamente pela construção de uma enorme orla de lazer e comércio.
Passeios e destinos
Localizada a 87km de Florianópolis, Balneário Camboriú sempre foi um dos destinos do manezinho. Assim como Itapema, o destino mais conhecido é a Praia Central, famosa pelos seus enormes prédios e agora pela enorme faixa de areia. Provavelmente você já conhece essa praia, mas saiba que existam opções lindas e muito mais tranquilas ao Norte e ao Sul da cidade. Vem com a gente!
Sul
A Praia das Laranjeiras é a opção mais conhecida do sul de Balneário Camboriú. Com diversas opções gastronômicas e sendo possível ver a praia inteira durante o passeio de bondinho do Parque Unipraias, a praia das Laranjeiras encanta turistas com água cristalina e um início de mar bem raso e calmo, fruto da montanha que bloqueia as correntes de água e um banco de areia logo no início da água. Para os mais radicais, a vista maravilhosa pode ser visualizada com adrenalina, descendo na Tiroleza do Unipraias.
Vista aérea da Praia das Laranjeiras Foto: Reprodução/Wikipedia/Rafa Tecchio
Outra linda opção ao sul de Balneário Camboriú é a Praia do Pinho. Considerada a primeira praia de nudismo do Brasil, a areia levemente mais espessa se une com o mar tranquilo para construir uma maravilhosa vista, e existem regras para os frequentadores! Sem gravar e sem obscenidades, viu?!
Vista Aérea da Praia do Pinho Foto: Reprodução/ TripAdvisor
Norte
Ao norte, você já conhece a Praia Central, mais famosa de B.C., mas precisa conhecer a Praia dos Amores! Localizada na divisa entre Balneário Camboriú e Itajaí, esse refúgio calmo é chamado de praia dos Amores com um bom motivo. A linda vista e a paz dessa praia rendem passeios perfeitos com sua dupla.
Praia dos Amores Foto: Reprodução/ Pousada dos Amores
Além da dos Amores, também temos a Do Canto e a Do Buraco, situadas uma ao lado da outra. A Praia do Canto, como o nome já revela, é um cantinho em meio à cidade. Com vista dos prédios, sol e sombra, a areia grossa da Praia do Canto é um refúgio em meio à cidade vertical.
Praia do Canto Foto: Reprodução/Hotel Gumz
Praia do Buraco Foto: Reprodução/Hotel Gumz
Balneário Camboriú sempre garantiu lindas paisagens e paz, e agora garante cada vez mais retorno de investimentos. A união de todos fatores econômicos citados com a posição estratégica de Balneário Camboriú no mapa catarinense proporcionaram uma integração e um giro de diversos os tipos serviços na região. E você, planeja fazer o que em Balneário Camboriú?
Fontes:
Comments