top of page
Buscar

Crescimento que não perde natureza: conheça a Palhoça

Um dos municípios mais importantes para a região da Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça apresentou um crescimento ímpar nos últimos anos, diversificando seu setor de serviços e se tornando cada vez mais relevante para a economia da região metropolitana.

Ponta do Papagaio na Palhoça

Foto: Reprodução/ todepassagem.clickbus.com.br

Com um crescimento populacional que acompanhou o crescimento populacional de Florianópolis, a quantidade de habitantes da Palhoça praticamente dobrou nos últimos anos, passando de 138 mil habitantes para 236 mil habitantes em um intervalo de 10 anos (2011- 2021). Hoje, a cidade é o 3º município mais populoso da Grande Florianópolis, e abriga trabalhadores de toda região metropolitana.

Os efeitos do crescimento populacional se manifestam principalmente no PIB de Palhoça. O município, que possui o 6º maior PIB per capita da região, praticamente triplicou a sua produção interna bruta anual nos últimos 13 anos. O PIB da Palhoça no ano de 2010 era de aproximadamente R$2,7 BI , e após 10 anos, atingiu a marca de R$6,5 BI no ano de 2020. No PIB de Palhoça destacam-se os setores econômicos de serviços, da indústria, da administração pública e da agropecuária.

Vista aérea de Palhoça por Mauro Goulart

Foto: Reprodução/ lenoticias.com.br/ Mauro Goulart

Por se tratar de uma cidade de consumo elevado e que oferta uma enorme variedade de serviços para a Grande Florianópolis, Palhoça coopera intensamente para a economia da região metropolitana, mas o valor da cidade para o estado não fica só nos números e dados. A Palhoça tem uma história rica! Por exemplo: tu sabias que “palhoça” é o nome do material usado para a construção de casas e armazéns? Principalmente armazéns de mandioca! Era um dos principais cultivos dos primeiros colonizadores que chegaram aqui (italianos, alemães e portugueses). Além disso, a cidade também já foi o município com mais escolas estaduais da Grande Florianópolis, atingindo o número de 39 escolas estaduais no ano de 1920.

Vista aérea da praia da Pinheira na Palhoça por Mauro Goulart

Foto: Reprodução/ freibergeincorporacoes.com.br/ Mauro Goulart

Ao lado dessa riqueza cultural e relevância econômica, o município ainda torna possível contemplar a beleza natural da região, com passeios de todos os tipos. Por isso, escolhemos 4 destinos da Palhoça que provavelmente vão encantar você!

Trilha do Cambirela

O morro Cambirela é quase cartão postal da Palhoça, mas poucos sabem que existe uma trilha ali. Por sinal, uma trilha que pode ser feita por 3 caminhos diferentes! A trilha do Cambirela é de dificuldade média, e o ideal é fazer ela com guia ou com GPS para não se perder. A trilha, visivelmente fechada e bastante cercada pela vegetação do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, recompensa seus praticantes com o ponto mais alto da Grande Florianópolis: o Pico do Cambirela, a mais de mil metros do nível do mar. De lá, é possível ver a ilha de Florianópolis de norte a sul. Clique na imagem para ver o relato de Marilise Schuh no site do Trilhas Conectam!

Vista do pico do Cambirela

Foto: Reprodução/ trilhasconectam.com.br

Trilha da Pedra do Urubu

A Pedra do Urubu é, provavelmente, o destino mais ao sul de Palhoça. Estando praticamente dentro da Praia da Guarda do Embaú, a Pedra do Urubu é uma formação rochosa a 130m do nível do mar, e que se sobressai em meio à vegetação do morro. O caminho para a Pedra do Urubu é uma trilha de dificuldade leve, praticamente uma caminhada sem muitos desafios, mas que garante uma vista panorâmica maravilhosa de toda a praia. Clique na imagem para conferir a matéria de Jair Prandi no site do Viagens e Caminhos!

Vista da Pedra do Urubu, na praia da Guarda do Embaú

Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi

Forte de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Sendo a 4ª e última fortaleza do projeto de José da Silva Paes, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição foi construída na ilhota de Araçatuba com o objetivo de ser a única defesa da baía sul de Florianópolis, e serviu até mesmo de prisão estadual. Hoje em processo de restauração, a Fortaleza é um baita destino para quem deseja ver de pertinho a arquitetura de guerra e os canhões utilizados para defender o território, sendo possível chegar na ilhota de Araçatuba através dos barcos e pescadores que ficam na Praia do Sonho ou na Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis. Clique na imagem para ver tudo sobre a Fortaleza no site do GuiaFloripa!

Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba

Foto: Reprodução/ formarte.com.br

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Sendo a maior unidade de conservação ambiental do estado de Santa Catarina, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está localizado entre muitos municípios da região (e logo ao lado da Palhoça). Dentro do parque, a conservação da Mata Atlântica e a proteção de diversas espécies e habitats se tornam um prato cheio para os que gostam de experiências imersas na natureza. O parque inclusive abriga diversas nascentes de rios e riachos que correm pela região. Saiba tudo sobre o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro clicando na imagem e indo direto para o site do Instituto do Meio Ambiente de SC!

Serra do Tabuleiro de Santa Catarina

Foto: Reprodução/ IMA SC

A região da Grande Florianópolis é repleta de belezas e riquezas, e o município da Palhoça com certeza agrega ainda mais pra esse portfólio. São poucos aqueles que já visitaram os passeios e destinos do município. E você, já conheceu os roteiros turísticos e ecológicos da Palhoça?




Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page