Localizada no extremo norte da cidade de Governador Celso Ramos, a Trilha da Praia das Conchas é uma das mais calmas e bonitas trilhas da Grande Florianópolis. O caminho, de praticamente nenhuma dificuldade, desemboca em um dos paraísos escondidos de Governador Celso Ramos: a pequena faixa de areia composta por milhares de conchas.
Trajeto: 3,3 km;
Tempo médio de trajeto: 1hr e 30 min;
Acesso: SC 410, bifurcação com a Estrada da Praia de Fora;
Tempo médio total de passeio: 3 - 6 horas, depende da vontade!
Foto: Reprodução/ google.com.br/maps/ Javier Nasif
Por mais que seja bastante longa, a Trilha da Praia das Conchas não é tão desafiadora quanto parece. Diferente da maioria das trilhas da Grande Florianópolis, o início do caminho é caracterizado por ser extremamente aberto e inclusive acessível para carros. Por outro lado, existe um fator que gera bastante cansaço na Trilha da Praia das Conchas: as diversas subidas e descidas. Por mais que simples e aberto, o caminho inicial possui vários morros de pequeno e médio porte que o tornam o caminho num teste de resistência. Não é o fim do mundo! Apenas leve bastante água e caminhe admirando a paisagem, assim você evita caminhar rápido e se distrai com a beleza do caminho.
Foto: Reprodução/ google.com.br/maps/ Augusto Furtadomaria
Ao longo desse caminho existem algumas bifurcações e acessos secundários, e é bem difícil não se empolgar para entrar em todos. Mas fique atento e não desvirtue do caminho principal! Você vai saber que já avançou bastante na trilha quando o caminho começar a ficar mais estreito, e vai ter certeza de que está chegando quando ver o mar cristalino e gelado de Governador Celso Ramos, uma das cidades da Grande Florianópolis que mais preserva a natureza e que inclusive foi prestigiada durante anos com o título de Bandeira Azul, atribuído à cidades que estimulam o turismo sustentável e que mostram êxito no que se diz preservação da vida marinha e da fauna atlântica.
Foto: Reprodução/ google.com.br/maps/ Luiz Henrique Venz e Anderson da Costa
Ao chegar na Praia das Conchas, logo você vai perceber que a areia que está embaixo de você é bem mais grossa do que o comum. A areia da Praia das Conchas, assim como todas as outras praias, foi um processo erosivo do vento, mas esse processo foi bem diferente ali, já que o vento acabou acumulando conchas inteiras e milhares de pedacinhos delas. Existem outros locais do Brasil em que também é possível observar areia de conchas, mas na Grande Florianópolis esse lugar já é da Praia das Conchas! Além disso, ainda é possível subir em muitas das pedras que estão ali, e o local é um verdadeiro paraíso isolado de tudo.
Foto: Reprodução/ google.com.br/maps/ Cauan Donizette
Como se não bastasse a quantidade de praias e trilhas dentro da ilha, a Grande Florianópolis mostra cada vez mais que seus paraísos não estão só na ilha de Santa Catarina, mas também por todo continente! Você já conhecia a Trilha da Praia das Conchas?
Fontes: