Localizada a 27km do Centro de Florianópolis e no meio dos bairros de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus, o bairro de Canasvieiras é provavelmente o que mais recebe turistas durante a alta temporada. A infraestrutura do bairro, que hoje é a mais diversa da ilha quando pensamos em serviços e comércios, teve seu início lá no ano de 1920 junto com a construção da ponte, projetos que iniciaram o desenvolvimento do turismo em Florianópolis.
Foto: Reprodução/ youtube.com/ Cesar Moacir Alves
A história de Canasvieiras tem seu início no século XVIII, quando os primeiros imigrantes da Ilha dos Açores vieram para a Ilha de Florianópolis (até então, chamada de Ilha de Nossa Senhora do Desterro). Os primeiros registros de Canasvieiras datam o ano de 1754, e o período seguinte seria marcado pela enorme produção de canas de açúcar da região. É daí que surgiu o nome! Historicamente, a teoria mais aceita é de que o bairro recebeu esse nome pela produção massiva da cana-vieira, uma espécie de cana. Os mais fantasiosos escolhem acreditar que a produção canavieira de um tal Sr. Vieira era tão grande que as pessoas passaram a se localizar pelas plantações do Sr. Vieira, e isso teria dado origem ao nome do bairro. Provavelmente nunca saberemos qual história é de fato a verdadeira, mas é possível observar o bairro sendo chamado como “Praia Cana Vieiras” em um mapa de 1786.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ ClaudioCCid
O bairro manteve sua economia e a sua fama na produção agropecuária durante muitos e muitos anos, até que no ano de 1920 o projeto da Ponte Hercílio Luz veio para mudar o rumo de Florianópolis. A construção da ponte faria com que mais turistas tivessem olhos para a ilha, e os órgãos administrativos sabiam disso. O próximo foco, então, deveria ser o desenvolvimento de um ponto turístico, e esse ponto foi Canasvieiras.
Começaram a surgir mais comércios e serviços dos moradores locais, e esses novos comércios e serviços contaram com cada vez mais infraestrutura urbana, principalmente no que se diz acessos. Nos 20 anos seguintes à construção da ponte, Canasvieiras cresceria bastante e receberia inclusive o seu primeiro hotel, o Hotel Balneário de Canasvieiras, no ano de 1930. Os outros dois passos que deram continuidade no desenvolvimento de Canasvieiras foram o loteamento do território, feito em 1956 junto com um plano de urbanização para a região. O território foi dividido, as ruas foram pavimentadas e os lotes, todos vendidos. Foi assim que se deu o desenvolvimento inicial da maior rede hoteleira de Florianópolis.
Foto: Reprodução/ destinoflorianopolis.com.br/ Edson Ribeiro
O último e provavelmente mais importante investimento da Prefeitura de Florianópolis em Canasvieiras foi a criação da SC-401, rodovia principal que liga o Centro da ilha a todas as praias do norte. Agora, além da infraestrutura urbana local e da criação de um subcentro de consumo, tínhamos uma enorme rodovia que ligava a praia e o centro, facilitando não só o deslocamento turístico como também o deslocamento de produtos.
Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi
Nos dias de hoje, Canasvieiras é o bairro de maior relevância turística para Florianópolis. Recebendo desde uruguaios e argentinos até europeus e estadunidenses, o mar de Canasvieiras se tornou o mais democrático da Ilha do Desterro, e mesmo sendo destino turístico há décadas a praia segue igualmente linda. Ano após ano, a praticidade que o bairro dispõe aos seus visitantes se une com a beleza natural milenar e com os investimentos pesados em infraestrutura urbana para firmar Canasvieiras cada vez mais como o coração do turismo manezinho. E aí, tu já conhecias a história da praia mais visitada de Florianópolis?
Foto: Reprodução/tripadvisor.com/ Francisco
Fontes:
Komentar