top of page
Buscar

Inverno cada vez mais frio: lareiras a álcool são úteis?

Com o clima mundial ficando cada vez mais confuso, o frio tem sido cada vez mais intenso, e o sul do Brasil ainda mais. Em regiões litorâneas, como Florianópolis, esse frio parece ainda pior, pois se une ao vento do mar e congela qualquer nariz que ainda não esteja entupido. Com esse frio se intensificando, um número cada vez maior de pessoas passou a buscar por lareiras a álcool ou elétricas. Por serem práticas e garantirem um aquecimento fácil e rápido, a popularidade e o preço cresceram simultaneamente. Mas na hora de ficar quentinho, qual é a melhor opção? A gás ou elétrica?

Foto: Reprodução/uol.com.br

É comum que a gente ache que é a mesma coisa. A diferença é sutil quando pensamos no curto prazo e no objetivo de se aquecer. Afinal, todas lareiras vão te esquentar do mesmo jeito, correto? Errado! Existem mais tipos do que você imagina, e as diferenças vão desde instalação, limpeza, posicionamento... até o custo. Vem com a gente pra entender cada uma!


Lareira ecológica a álcool

Provavelmente a que ganhou mais fiéis nos últimos anos, é o modelo que funciona com álcool ou etanol. As principais vantagens são que elas dispensam o uso da lenha, não precisam de chaminé, são de fácil deslocamento e ocupam pouco espaço. Em contrapartida, aquecem um pouco menos do que as outras lareiras.

Foto: Reprodução/reduza.com.br

Ideal para quem não quer perder o conforto, mas também não abre mão da praticidade! Além disso, é possível pensá-las para combinar com o ambiente, como a lareira à direita da imagem, que quase se camufla no mármore.

Foto: Reprodução/toddo.arq.br

Lareira ecológica a gás

Este modelo também dispensa o uso de lenha e dutos de exaustão. Porém, na hora da instalação, é necessário um ponto de gás (com acesso ao registro) e uma tomada. Seu aquecimento é maior do que o da lareira movida a álcool, e seu acionamento ocorre com a simples ativação de um botão.

Foto: Reprodução/lczlareiras.com.br

São uma solução mais saudável e limpa, pois não há emissão de fuligem e fumaça. Embora sua instalação seja fixa e um pouco mais trabalhosa, sua praticidade de uso e longo prazo compensam.

Foto: Reprodução/vivadecora.com.br

Lareira elétrica

Declaradamente a lareira que mais aquece (depois da lareira à lenha), a lareira elétrica pode ser visualizada facilmente como um "aquecedor com tela embutida" (que tem como objetivo causar o conforto visual do fogo). Seu acionamento é feito através de um controle remoto, pelo qual também é possível controlar o brilho das chamas. Além disso, não necessita de nenhum tipo de limpeza.

Foto: Reprodução/facebook.com/wgrif

Na instalação, as lareiras elétricas podem ser encaixadas em um móvel de madeira, metal, em um nicho de alvenaria, gesso ou em qualquer outro projeto desejado. Sua única exigência é uma tomada prática e bem disposta. Atenção! Assim como aquecedores e quaisquer eletrodomésticos, o gasto de energia da lareira elétrica é fruto da potência e do tempo de uso. Não adianta investir numa melhoria e depois acabar gastando as economias que ela proporciona!

Foto: Reprodução/ambinigma.pt

Agora que você já sabe a diferença entre todas, você precisa saber que uma dessas imagens é das arquitetas da Toddo! Com foco no desenvolvimento e na melhoria de ambientes internos, a Maira e a Fernanda têm entregado projetos incríveis que mudam vidas. Você pode conferir os relatos de clientes mais que satisfeitos no site delas (toddo.arq.br) e acompanhar o belo trabalho das garotas pelo Instagram, Pinterest e Facebook!


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page