Contrariando a crença da maioria da população, a Ilha mantém o posto de maior renda per capita do estado, e entre as capitais brasileiras, mantém o posto de capital mais rica desde antes da pandemia.
Visão de Florianópolis do alto do Morro da Cruz Foto: Reprodução/elevation.maplogs.com.br
De acordo com o estudo "Mapa da Riqueza no Brasil", elaborado e realizado pelo diretor do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas, Marcelo Neri, Florianópolis é a capital mais rica do país apresentando uma renda média de R$ 4.215,00 por habitante. Em seguida na lista aparecem Porto Alegre (RS) e Vitória (ES). O estudo utilizou como base os princípios do economista francês Thomas Piketty, autor do best-seller "O capital no século XXI". Para a realização do levantamento, foram utilizados dados retirados do Imposto de Renda de 2020, baseando-se nos fluxos de renda e nos estoques de ativos dos habitantes. Segundo Marcelo, essa forma é a mais eficiente de avaliar o real poder de compra da população. “O IRPF consegue captar melhor a renda proveniente do ganho de capital, como os lucros no mercado financeiro ou distribuído pelas empresas, por isso traz mais realismo para o rendimento dos mais ricos.”
Marcelo Neri, diretor da Fundação Getúlio Vargas e autor do estudo. Foto: Reprodução/Andre Neri
Um dos fatores que leva a renda por habitante de Florianópolis ser tão alta é o elevado capital humano da cidade. Como já citamos na matéria "O segmento Floripaimob para incorporadores e construtores" (clique e confira), o capital humano se resume ao cálculo de "o quanto vale a pena contratar um indivíduo", e a valorização de Florianópolis se dá muito pela capacitação dessa mão de obra, que se torna extremamente qualificada quando comparamos com o capital humano das outras capitais do Brasil. Florianópolis é a cidade do Brasil com o maior capital humano, ou seja, é a cidade do Brasil onde a mão de obra supera todas as outras em qualificação. O manézinho merece ser o mais bem pago!
Ranking do Índice de Cidades Empreendedoras de 2023, com Florianópolis em segunda posição geral e na primeira posição em inovação e capital humano.
Comentários