REGIÃO
CONTINENTAL
INFORMAÇÕES
Bairros próximos: Bairro Pedra Branca (39 km) | Bairro Pagani (36 km) | Bairro Bela Vista (34,1 km)| Bairro Aririú (34,5 km);
Praias próximas: Pinheira (5,8km) | Praia do Sonho (9,8 km);
Distâncias: Centro e Rodoviária de Florianópolis (51,1 km) | Aeroporto ( 65,6 km)| Centro de Palhoça (33,7 km);
DESCRIÇÃO
A famosa praia da Guarda do Embaú, localizada parte em Paulo Lopes e parte em Palhoça , é considerada uma das 10 mais belas praias do Brasil. É uma das praias mais famosas do mundo pelo surf. A Guarda do Embaú é para quem busca qualidade de vida, estar perto da natureza, podendo fazer trilhas, ir à praia e uma beleza única que o bairro oferece.
Além de ser a Reserva Mundial do Surf, o bairro tem diversos projetos de preservação do meio ambiente, o que trás para os moradores a tranquilidade .
CARACTERÍSTICAS
A Praia da Guarda do Embaú fica a apenas 50 km de Florianópolis. Para desfrutar o estilo alternativo, com ondas boas, areia branquinha, trilhas diferenciadas, a beleza das praias, a natureza rica da Mata Atlântica e suas ruas charmosas.
Entre os meses de verão, entre dezembro e fevereiro, a Guarda fica bem mais movimentada, atraindo turistas e surfistas de todas as parte do Brasil e do mundo. A Guarda surpreende os seus visitantes desde o início, a praia que se dá o nome de vila é preciso atravessar o rio da Madre para ir a praia. Tal tarefa pode ser cumprida a nado - a maneira preferida dos surfistas - ou com o auxílio de um barquinho.
Além de toda a riqueza natural, a praia contém diversos bares e restaurantes oferecendo opções gastronômicas. Dica de lugares para você conhecer para aproveitar a Guarda:
Passear pelo Centrinho da Guarda, conhecer o vilarejo hippie/alternativo .
Atravessar o Rio da Madre de barquinho
Fazer a Trilha da Guarda até a Prainha
Trilha do Vale da Utopia
Curtir a Praia do Maço
Assistir ao pôr-do-sol na Praia da Guarda do Embaú
Curtir o visual da Praia da Guarda do Embaú do alto da Pedra do Urubu
Praia da Barra do Rio da Madre
HISTÓRIA
A Guarda do Embaú, uma pequena comunidade de pescadores e agricultores a partir da década de 70, foi descoberta por surfistas. Sendo considerada desde então, uma das dez melhores ondas para a prática.
Segundo os nativos da região, a história da Guarda do Embaú, que um navio piratas naufragou pela região. Como os piratas possuíam um tesouro, se viram obrigados a enterrá-los e guardados em baús . Com o passar dos anos, foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.
O nome Guarda do Embaú tem origem tupi-guarani, língua falada pelos índios carijós, que habitava o litoral de Santa Catarina. foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.
Em 2013, a Associação de Surfe e Preservação da guarda do Embale (ASPG) busca a inclusão da praia na prestigado Conselho foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade. O programa da Save the Waves Coalitioan existe desde 2009 e tem como parceiros a International Surfing Association (ISA), a National Surfing Reserves Australia (NSR) e a Center for ResponsibleTravel (CREST), de Stanford (USA). Atualmente, as praias que já receberam a titulação são: Malibu e Santa Cruz (Califórnia); Huanchaco (Peru); Bahia de Todos Santos (México); Ericeira (Portugal); Costa de Ouro e Manly Beach (Austrália); Punta de Lobos (Chile) e claro, Guarda do Embaú, no Brasil.
Em outubro de 2016. foi aprovado oficialmente pelo Conselho Visional das Reservas Mundiais de Surf foi sendo criada a história de que havia tesouros enterrados guardados em baú na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade.
A Guarda do Embaú , está situada em uma região de restinga, considerado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), como classe "especial", por estar localizada em três unidade de proteção ambiental. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; a Área de Proteção Ambiental (APA) do Entorno Costeiro e a APA da Baleia Franca, áreas estas tombadas pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.
Comments