Por mais que a dúvida entre um lançamento e um imóvel pronto possa quebrar a cabeça de muitos compradores, essa pergunta não tem uma resposta ideal. Nem sempre o imóvel pronto é a melhor opção, da mesma forma que as vezes o imóvel na planta pode acabar mais caro do que se espera. A dúvida entre comprar um imóvel na planta ou um imóvel pronto deve ser respondida com base nas prioridades de cada pessoa, e é por isso que vamos te falar o que considerar na hora de comparar suas opções.
Para iniciar o comparativo, leve em conta 3 fatores principais: o custo, o objetivo e o futuro. E antes de começarmos a comparar, entenda que imóveis prontos são aqueles que já saíram da fase de obras, sejam eles novos ou já usados por outras pessoas, enquanto imóveis na planta são aqueles que estão em qualquer estágio de obra.
Custo
Para começarmos a entender a diferença entre imóvel pronto e imóvel na planta, devemos entender a diferença de preço. Enquanto os imóveis de lançamento possuem um valor inicial estabelecido pela construtora, o valor dos imóveis prontos variam bastante com o tempo e com o mercado. Essa variação pode ser positiva, como os casos de imóveis antigos e em boas condições, que acabam tendo um preço menor do que outros.
Outro fator a ser considerado quando estamos falando de custos é a manutenção do imóvel. Enquanto as condições de um imóvel na planta são impecáveis, é possível que o imóvel pronto tenha que ser reformado, agregando mais custos.
Além desses fatores, também podemos diferenciar a hora do pagamento e hora de uso. Enquanto o imóvel na planta possui valor reduzido e conta com mais tempo para pagar as prestações do financiamento, já que o imóvel estará sendo construído e você ainda não poderá usufruir dele, o imóvel pronto já pode ser usado logo após a compra, e o uso do FGTS no financiamento pode facilitar muito.
Objetivo
Quando falamos de objetivo, estamos falando sobre o que você quer do imóvel quando compra ele. Para quem está procurando por um lar para se mudar rapidamente, levando só as malas e a mobília, o imóvel pronto acaba sendo a alternativa preferida e isso é indiscutível. Porém, existem aqueles que desejam se mudar mas não têm pressa, e além desses ainda existem os que não desejam se mudar, mas desejam investir. Se você não tem a pressa de se mudar, mas tem o conforto econômico de poder comprar um imóvel, o imóvel na planta é uma baita opção de investimento. A valorização após a finalização da obra sempre beira ⅓ do valor do imóvel, e você já sairia ganhando desde o início.
Outra alternativa de investimento a ser feita com imóveis na planta e imóveis prontos é o buy-to-let, movimento no qual o comprador deixa o imóvel para alugar e para se pagar através do aluguel.
Futuro
O futuro é o nosso último tópico, mas definitivamente o mais importante. Comprar um imóvel é um investimento de vida, e pode ser muito difícil para alguns. Um investimento desses merece ter seu futuro muito bem pensado.
Enquanto o imóvel pronto pode acabar sendo um “loop”, no qual você troca de imóvel para imóvel em busca do que tiver menos problemas, o imóvel na planta garante condições melhores, uma valorização maior e uma segurança maior. Por outro lado, o imóvel pronto é imediato e pode contar com condições boas de negócio, como mobília planejada, mais infraestrutura urbana nos arredores, preços menores…
Agora que explicamos tudo a ser considerado, cabe a você decidir o seu imóvel. E cabe à gente te atender. Conheça nossos imóveis prontos e os melhores lançamentos da Grande Florianópolis clicando aqui!
Comments