top of page
Buscar

A orla gastronômica e a origem de Santo Antônio de Lisboa

Sendo um destino histórico e praticamente obrigatório de Florianópolis, o bairro Santo Antônio de Lisboa foi o local de início da colonização açoriana em Santa Catarina. A arquitetura do bairro, de tons fortes e influência portuguesa, se une com a cultura local, de muitos festejos e variedades gastronômicas, fazendo o bairro ser uma experiência completa. Vem com a gente conhecer a fundo a história de Santo Antônio de Lisboa!

Pôr do sol em Santo Antônio de Lisboa

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Ana Paim

O bairro é uma das primeiras localidades a serem habitadas em Florianópolis, junto com o Ribeirão da Ilha e a Lagoa da Conceição. Hoje, Santo Antônio de Lisboa abriga diversas comemorações típicas do país e do estado, como o seu badalado carnaval e outras festas mais regionais, como a do Boi de Mamão. E a cultura não se manifesta só em festa! Ali acontece uma feira de artesanato também, muito charmosa e com vários trabalhos que podem servir como recordação do local.

Além de toda essa diversão e cultura, a região ainda conta com uma beleza e uma paz quase inexplicáveis, fazendo o visitante esquecer que ele está em uma das capitais que mais cresce do Brasil. O isolamento e os ventos se unem com o verdadeiro teatro de cores causado pelo pôr do sol, e fazem com que até o ar de Santo Antônio de Lisboa pareça diferente, mais leve. Mas cuidado com a fome! Esse ar leve de Santo Antônio as vezes vem acompanhado de um cheiro delicioso dos restaurantes da orla.

Arquitetura açoriana em Santo Antônio de Lisboa

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Walter Antonio L

As primeiras famílias açorianas chegaram em meados dos anos 1750, e nessa mesma década, foi construída a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, hoje consolidada como um dos pontos turísticos que todos fazem questão de visitar em Santo Antônio de Lisboa. A região, por ser uma baía de águas calmas, desenvolveu facilmente a pesca da região, e as ruas estreitas do bairro parecem ainda menores quando comparadas com a imensidão do mar.

Igreja Nossa Senhora das Necessidades em Santo Antônio de Lisboa

Foto: Reprodução/ arquiteturahistoriaepatrimonio.wordpress.com

Mesmo com pouquíssimas praias quando comparado com outros bairros da capital catarinense, Santo Antônio de Lisboa se inseriu na rota de muitos turistas, que até mesmo esquecem que seu foco é entrar na água e tomar banho de sol. Graças a essas manifestações culturais que citamos e, principalmente, pela gastronomia da região, a rota gastronômica do bairro hipnotiza qualquer um. Com abundância de frutos do mar (e destaque para as ostras da fazenda do Freguesia Oyster Bar), a orla gastronômica de Santo Antônio de Lisboa é uma opção de passeio completa, onde as refeições podem ser feitas em ambientes muito bem trabalhados e com uma maravilhosa vista das águas calmas da região.

Mar de Santo Antônio de Lisboa e tempestade se aproximando pela esquerda

Foto: Reprodução/ expedia.com.br/ Sérgio Veludo

As praias do Distrito de Santo Antônio de Lisboa (designação que abrange um pouco mais do que a área do bairro em si) são a Praia do Cacupé Grande (também pertencente ao bairro Cacupé), a Praia do Sambaqui e a Praia de Santo Antônio de Lisboa, essa logo em frente à orla gastronômica que citamos. Nenhuma delas é procurada para banho! As suas faixas de areia estreitas e o movimento limitado das marés da região fazem com que o mar da Praia de Santo Antônio de Lisboa só seja atrativo para os pescadores. E ninguém nem lembra de estender a canga e tentar entrar na água porque acaba hipnotizado por uma das paisagens mais bonitas de Florianópolis. E aí, você já conheceu as festividades e comilanças de Santo Antônio de Lisboa? Clique na imagem para abrir a orla gastronômica no Google Maps!

Orla gastronômica de Santo Antônio de Lisboa


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page