No último dia 13, a atuação dos serviços públicos de Florianópolis ganhou novos olhos e mais elogios. A escolha de Florianópolis como cidade Modelo de Governança e Gestão Pública no Oitavo Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União poderia ser bem mais surpreendente, mas quando analisamos os fundamentos em que o levantamento se baseia, entendemos que esse título é fruto de uma combinação que acontece perfeitamente na Ilha da Magia.
Foto: Reprodução/PMF
Os sete critérios de avaliação do Fórum são baseados em um modelo de gestão organizacional, que busca reunir todos os itens necessários para a obtenção de um padrão gerencial de classe mundial. Os sete tópicos avaliados foram:
Governança
Estratégias e Planos
Sustentabilidade
Compromisso com as partes interessadas
Capital intelectual
Orientação por processos
Geração de valor público
Para participação do Fórum, Florianópolis reuniu uma equipe de 15 servidores públicos, representando pastas de diversos setores administrativos diretos e indiretos da capital. Após a coleta, avaliação e validação dos mais de 145 itens reunidos pela equipe, os servidores foram à Brasília junto com o prefeito de Florianópolis Topázio Neto e atingiram a pontuação de 97,83 de 100, fazendo a ilha manezinha se tornar a primeira colocada e cidade brasileira modelo em organização pública. “É motivo de orgulho saber que temos uma equipe técnica qualificada para ajudar a cidade a ficar em destaque em um ranking tão importante. Da mesma forma que somos referência para outros municípios em inovação da gestão pública, mas ter a certeza que estamos levando Floripa para o caminho certo é gratificante. Então, vamos continuar trabalhando para nos manter no topo” afirmou o prefeito.
Foto: Reprodução/Cristiano Andujar/PMF
Em uma cidade como Florianópolis, o funcionamento do município e dos serviços públicos sofre com diversos obstáculos ao longo do ano. Sejam eles a quantidade de lixo nas ruas causada pelo aumento no turismo ou as chuvas intensas e caóticas, os obstáculos não se mantém. A atuação do município no que se diz efetividade e serviços é ímpar, e não é a toa que a Ilha da Magia está na parte de cima do ranking de melhores cidades brasileiras para viver.
Comments